Nome do Cursista: Maristela Alves Cantarela
E. E. Prof. Alcides Corrêa
Primeiro Ano do Ensino Médio
Número de alunos: 121
Título do Projeto:
Agenda Ambiental, a Biologia como processo de conscientização e reflexão.
I- OBJETIVO
O
presente projeto tem finalidade de inserir os alunos de primeiro ano do ensino
médio em um processo de conscientização relacionado à interferência do homem no
meio ambiente usando como ferramenta filmes presentes no cotidiano do aluno
conduzindo-o ao seu reconhecimento como parte integrante da natureza.
II-JUSTIFICATIVA
A
sociedade mundial tem sofrido inversão de valores e, entre esses valores, o do
respeito com o meio ambiente fica evidenciado mediante aos problemas ambientais
(ao ocasionados pelo homem) que o planeta tem sofrido nas últimas décadas.
Embora a educação de base venha do lar, a pluralidade cultural tem permitido
que essa educação sofra alterações, assim a escola vem como ferramenta
primordial para essa formação e não mais como uma extensão e aprimoramento da
educação de base. Portanto vê-se necessidade de, além do conteúdo proposto pela
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, de reforçar de forma
diferenciada o contexto Meio Ambiente para melhor embasar esses educandos.
III-
PÚBLICO ALVO
O
tema meio ambiente é aplicado em diversas situações de todo ensino médio,
contudo a ecologia é explicitada no primeiro ano do ensino médio tornando-se
mais fácil a aplicação do tema, além de trabalhar o processo de conscientização
logo no início do ensino médio.
IV-
CONTEÚDO
Este
trabalho terá enfoque na interferência do homem no meio ambiente e o
reconhecimento do Homem como parte integrante do meio ambiente. Entre os
principais assuntos a aquisição de energia pelos seres vivos, relação entre os
seres vivos, cadeia alimentar, as atitudes do homem no que tange o meio
ambiente.
V-METODOLOGIA
E ESTRATÉGIAS
Para
realização da primeira parte do projeto será dado o conteúdo e, após a
apresentação do filme “O Lórax: em busca da trúfula perdida” seguida por uma
roda de discussões com interpretação filosófica enquanto indivíduos e do seu
papel em sociedade. Na segunda parte, cadeias e teias alimentares, depois da
explicação será assistido o “Rei Leão” seguido por uma atividade, onde seja
relacionado o tema em questão, sua aplicação filosófica comparando com o dia a
dia do aluno. Em ambas discussões haverá a tentativa de estabelecer relação
entre o conteúdo e o cotidiano, principalmente relacionando o tema ao ambiente
escolar.
VI- RECURSOS
Para
a realização do trabalho será utilizada a sala de vídeo e cópias coloridas para
a atividade. Além do Caderno do Aluno e o Filme “O Lorax”.
VII- AVALIAÇÃO
A
avaliação da primeira parte do projeto será embasada na participação dos alunos
no debate, já para a segunda parte será pautada em uma breve discussão e na
avaliação temática referente ao filme.
VIII-
TEMPO
O
projeto será aplicado no decorrer do primeiro bimestre.
IX- PRODUTO
FINAL
Ao
final da parte 2 será proposta a formação de grupos a fim de confeccionar cartazes
que relacionem os filmes e a ação do homem no meio ambiente.
Obs.: O projeto poderá sofrer alterações,
assim como acréscimos de temas.
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