segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Banco de Projetos - Agenda Ambiental, a Biologia como processo de conscientização e reflexão

Nome do Cursista: Maristela Alves Cantarela
E. E. Prof. Alcides Corrêa
Primeiro Ano do Ensino Médio
Número de alunos: 121
Título do Projeto: Agenda Ambiental, a Biologia como processo de conscientização e reflexão.
I- OBJETIVO
            O presente projeto tem finalidade de inserir os alunos de primeiro ano do ensino médio em um processo de conscientização relacionado à interferência do homem no meio ambiente usando como ferramenta filmes presentes no cotidiano do aluno conduzindo-o ao seu reconhecimento como parte integrante da natureza.

II-JUSTIFICATIVA
            A sociedade mundial tem sofrido inversão de valores e, entre esses valores, o do respeito com o meio ambiente fica evidenciado mediante aos problemas ambientais (ao ocasionados pelo homem) que o planeta tem sofrido nas últimas décadas. Embora a educação de base venha do lar, a pluralidade cultural tem permitido que essa educação sofra alterações, assim a escola vem como ferramenta primordial para essa formação e não mais como uma extensão e aprimoramento da educação de base. Portanto vê-se necessidade de, além do conteúdo proposto pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, de reforçar de forma diferenciada o contexto Meio Ambiente para melhor embasar esses educandos.

III- PÚBLICO ALVO
            O tema meio ambiente é aplicado em diversas situações de todo ensino médio, contudo a ecologia é explicitada no primeiro ano do ensino médio tornando-se mais fácil a aplicação do tema, além de trabalhar o processo de conscientização logo no início do ensino médio.

IV- CONTEÚDO
            Este trabalho terá enfoque na interferência do homem no meio ambiente e o reconhecimento do Homem como parte integrante do meio ambiente. Entre os principais assuntos a aquisição de energia pelos seres vivos, relação entre os seres vivos, cadeia alimentar, as atitudes do homem no que tange o meio ambiente.
           
V-METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS
            Para realização da primeira parte do projeto será dado o conteúdo e, após a apresentação do filme “O Lórax: em busca da trúfula perdida” seguida por uma roda de discussões com interpretação filosófica enquanto indivíduos e do seu papel em sociedade. Na segunda parte, cadeias e teias alimentares, depois da explicação será assistido o “Rei Leão” seguido por uma atividade, onde seja relacionado o tema em questão, sua aplicação filosófica comparando com o dia a dia do aluno. Em ambas discussões haverá a tentativa de estabelecer relação entre o conteúdo e o cotidiano, principalmente relacionando o tema ao ambiente escolar.

VI- RECURSOS
            Para a realização do trabalho será utilizada a sala de vídeo e cópias coloridas para a atividade. Além do Caderno do Aluno e o Filme “O Lorax”.

VII- AVALIAÇÃO
            A avaliação da primeira parte do projeto será embasada na participação dos alunos no debate, já para a segunda parte será pautada em uma breve discussão e na avaliação temática referente ao filme.

VIII- TEMPO
            O projeto será aplicado no decorrer do primeiro bimestre.

IX- PRODUTO FINAL
            Ao final da parte 2 será proposta a formação de grupos a fim de confeccionar cartazes que relacionem os filmes e a ação do homem no meio ambiente.
Obs.: O projeto poderá sofrer alterações, assim como acréscimos de temas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário