segunda-feira, 4 de maio de 2015

Tópico 1.4. - Banco de Projetos - Escola Cid.

1. Nome do cursista.
PCP Ensino Médio – Marcos Henrique P. Santos
2.  Identificação do local:
 Escola: EE Profº Cid de Oliveira Leite
 Público Alvo: 1ª série do Ensino Médio.
 Número de Alunos: 80 alunos
 Número de Professores: 4 professores
 Àreas do Conhecimento: Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias e Códigos e Linguagens.
3. Título do projeto.
Preservar é viver: Um modo sustentável de se levar a vida.
4. Características do projeto.
O estudo interdisciplinar é necessário para que o educando analise as diferentes dimensões da problemática  Do meio ambiente e suas contradições. Faz-se necessário então uma abordagem interdisciplinar do assunto para um maior aprofundamento das questões. Várias tarefas foram executadas no decorrer do Projeto, desde o dialogo dos professores sobre as atividades e durante as aulas das disciplinas de Biologia, Geografia, Ciências e Língua Portuguesa  que compõem o currículo escolar.
A educação ambiental é ação, por isso ela é participativa e criativa e contribui muito na formação do cidadão, somente assim podemos mudar a situação do nosso Planeta.
5. Descrição geral.
O presente projeto traz como problemática da preservação do meio ambiente. Nos últimos tempos vem se discutindo muito sobre a conservação dos recursos naturais, porém sempre encontramos obstáculos para colocar em prática, ações para sua preservação.
Sabemos que a Terra está em constantes transformações e que o ser humano é um agente transformador da natureza, por isso é necessário fazer uma reflexão para tomarmos decisões adequadas, visando à qualidade de vida
Desejamos que o aluno se identifique  como parte integrante do meio ambiente, como agente antrópico de transformação da natureza para que se envolva de forma ativa na busca do conhecimento.
Assim através da realização das atividades na escola e  trabalhos de campo apresentamos como objetivos identificar a partir de iconografias, diferentes formas de desigualdades sociais impressas na paisagem; Identificar por meio de textos ou imagens elementos constituintes e representativos da paisagem rural e urbana; Contextualizar visualmente os conteúdos geográficos - representação cartográfica; - conhecimento cartográfico, identificando fenômenos sócio-espaciais representativos dos espaços globalizados. Identificar com critérios geográficos áreas do planeta suscetíveis aos danos ambientais, decorrentes da extração e de uso de fontes energéticas. Orientar os alunos na medição do espaço escolar e de outros espaços para trabalhar noções de localização, orientação relativa e absoluta, escala, projeções, extensão e distância e os atributos dos mapas de modo geral.
ETAPAS
Sensibilização
É necessário que os alunos se percebam como parte integrante do meio ambiente, como agente antrópico de transformação da natureza para que se envolvam de forma ativa. As atividades de sensibilização buscam despertar no estudante a motivação necessária para a busca do conhecimento e aprofundamento da questão.
As atividades a serem realizadas são:
  Leitura de texto inicial para sensibilização e discussão;
  Aplicação de sondagem inicial  sobre o tema;
  Busca,  pelos alunos, de textos de jornais, revistas, documentários oficiais, que lidos e debatidos em sala, servirão como base para reflexão sobre os graves problemas que é a escassez de água, acumulo de resíduos sólidos, etc. e levantamento de aspectos relacionados aos problemas e propostas para possíveis ações;
 Oficinas de desenhos e cartaz para montagem de painel de sensibilização na escola.
Conscientização
Para favorecer a assimilação dos problemas globais e necessidade de ações locais, serão dirigidas informações primeiramente sobre o contexto dos problemas mundiais, regionalizando-se progressivamente. O objetivo é finalizar com a abordagem do cenário ambiental da comunidade em que o estudante esta inserido, a fim de se permitir uma aproximação do tema, despertar o senso de responsabilidade e de facilitar sua atuação.
As atividades propostas são:
 Aulas programadas pelas diversas disciplinas com atividades práticas e dinâmicas que contemplem os diversos aspectos relacionados ao tema;
 Diagnóstico ambiental;
 Construção de uma maquete interativa da micro bacia hidrográfica onde se localiza a unidade escolar;
 Construção de uma maquete interativa da Escola;
 Trabalhos de Campo: Parque Luiz Roberto Jabali – Ribeirão Preto;
 Palestras relacionadas ao assunto.  
Mobilização
Sensibilizada e consciente, a comunidade escolar  pode avançar para a adoção de uma política ambiental clara e construída de forma participativa para os alunos, professores, funcionários e gestores.
Serão realizadas as atividades abaixo listadas:
 Confecção e distribuição de cartilhas para a comunidade;
 Fiscalização quanto ao uso inteligente da água;
 Seleção dos melhores projetos para redução do consumo e/ou reutilização da água na escola e residências;
 Montagem de painel apresentando as diversas atividades desenvolvidas durante o projeto e resultados obtidos;
 Intercâmbio com outras escolas ou movimentos da comunidade;
 Criação de ferramentas na WEB 2.0.
6. Tecnologias utilizadas.
 Kit de projeção multimídia;
 Fotografia e programas de edição de imagens;
 Ferramentas da Google tais como “Google Docs”, “Google Maps” e “Google Earth”;

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